sábado, 17 de dezembro de 2011

Confiança só se perde uma vez

            Alguém já te disse pra não confiar tanto nos outros? A mim já. Muitas e muitas vezes. Acho que o erro de muitas pessoas consiste nisso. Às vezes você quer desabafar e confia demais ao achar que o seu ouvinte está realmente preocupado com você e não com a fofoca quente dita da boca de uma pobre alma inocente. A verdade é que as pessoas no geral adoram uma fofoca. Elas se sentem bem em saber da vida alheia e comentar uns com os outros fazendo críticas pesadas... Ah nem vem com essa de bancar o santo e dizer que não gosta de fofocas. Todos nós gostamos e fazemos. É do ser humano. A diferença está em sobre quem é a fofoca e se a esta é capaz de prejudicar.
Ao fazermos fofoca de algum amigo (do peito, sabe?) estamos traindo tanto a ele como a nós mesmos. Estamos traindo o sentimento da amizade. Nesse ponto, realmente afirmo que somos pessoas más. E quando a conversa é aumentada em mil vezes pelas mil bocas em que passam? Eu já tive a chance de passar por isso (aliás, quem não teve?) e garanto: não é agradável. Você sabe que é QUASE tudo mentira e não adianta negar porque ninguém acredita. Aí é quando você se sente um impotente diante do poder da fofoca.
Ah mas vão por mim. Ser alvo de fuxico é no mínimo lisonjeiro. Sinal que a sua vida é tão importante e badalada que todos querem acompanhar, como se fosse uma novela. E não apenas acompanhar, participar também. Querem dar a contribuição nem que seja numa cena apenas. São tão pobres de espírito que se esquecem da suas vidinhas sem sentido e sem diversão para viver a sua.
A questão que aquela velha frase clichê: “Confiança só se perde uma vez” costuma ser verdade. Quando o bichinho da confiança vai embora, ele não volta. Jamais. O perdão até existe quando a confiança é traída. Mas daí a voltar a se confiar como antes... É impossível. O medo de passar pela mesma situação e a decepção sentida superam qualquer chance de voltar a se confiar.
Mas há casos e casos. Há confiança traída por maldade. Mas há também aquela em que é traída por amizade. Tudo bem, os dois casos são muito difíceis de compreender. Mas o motivo de cada um é o que interessa. A pessoa que trai a confiança por maldade merece, no mínimo, uma tapa na cara. A que faz isso pra te ajudar em alguma situação, merece ser ouvida e em algumas ocasiões até abraçada.
Encerro esse texto com alguns conselhos (eu sei que se fosse bom a gente vendia, não dava, mas fica ao seu critério): seja você sempre, evite falar demais e acima de tudo escute os seus amigos de verdade (seu pai e sua mãe e ALGUNS amigos de infância). Nunca confie 100% em qualquer pessoa, mesmo que ela se mostre sua amiga. As pessoas, infelizmente, são traiçoeiras, estão esperando o momento certo para se dar bem. Nunca ponha a sua felicidade nas mãos de alguém. Se esse alguém te magoa, você vai experimentar a sensação terrível de infelicidade eterna (eu sei, é exagero!!!). Por fim, evite as mentiras e sempre que alguém te pedir segredo de algo, ou fuja dessa situação ou tome algum medicamento que te faça esquecer (kkkkkkkkkkkk!). Faça de tudo para não trair a confiança de alguém querido. Confiança não existe acima de tudo, só aparece e se perde uma vez apenas. Cuide bem da que foi depositada em você!

2 comentários:

  1. Maldito o homem que confia no homem, tá na bíblia. :)

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto vou ficar frequentando esse blog... ainda bem q não vende conselhos... sairiam caro demais... kkkk

    Thi

    ResponderExcluir